Perguntas frequentes

Recolhas e entregas

É possível escolher a hora de levantar a encomenda?

Quando contrata um envio com a Sendiroo tem a possibilidade de escolher um fuso horário para a recolha da mercadoria. Embora os estafetas tentem adaptar-se ao mesmo, os horários são sempre indicativos ou orientativos, tal como aparecem nas condições do envio. Não podem garantir o seu cumprimento, uma vez que influenciam vários aspectos, tais como o volume de envios, o tráfego, a rota do correio ou as distâncias.

É possível contribuir com qualquer observação no momento da contratação do envio para que o transportador seleccionado o tenha em conta. Lembramos que a Sendiroo não manipula as encomendas em nenhum momento e, portanto, não pode garantir a entrega em horários específicos, pois isso dependerá unicamente da empresa de transporte que escolheu.

Se não vai estar em casa no dia em que a encomenda é recolhida, deve entrar em contato com a Sendiroo para que possamos agendar uma nova recolha em outra data. Tente avisar-nos com pelo menos 24 horas de antecedência para que possamos fazer os ajustes necessários com a transportadora.

Não é possível contratar recolhas ou entregas aos fins-de-semana. As empresas de transporte que trabalham com a Sendiroo só prestam serviços de segunda a sexta-feira.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com Sendiroo.

Horario de recogida de los paquetes

Porque é que o tempo de recolha não é cumprido?

Embora os estafetas tentem adaptar-se às suas necessidades, eles podem nem sempre ser capazes de atender a sua programação.

Os horários são indicativos, uma vez que dependem de vários aspectos, como as rotas do serviço de correio urgente ou a carga de trabalho suportada pelas transportadoras.

E se eu não estivesse em casa quando recolherem a encomenda?

O estafeta contratado passou pela sua casa e estava ausente. O que pode fazer então? Tem de contactar a Sendiroo para marcar uma nova colecção. É complicado que a transportadora passe duas vezes no mesmo dia, pelo que a encomenda será gerida para o dia útil seguinte.

Se no momento da recolha não conseguir estar em casa, tem sempre a possibilidade de alterar a morada. Não hesite em pedir uma modificação para ser recolhida na entrada do seu edifício ou no seu local de trabalho.

Nos casos em que não pode estar atento à recolha, aconselhamos-lhe que contrate um serviço de entrega de escritório.

Porque é que a encomenda não é levantada à hora marcada?

Ao contratar o serviço através da Sendiroo, o cliente pode especificar o horário em que deseja que a transportadora recolha a encomenda.

No entanto, estes horários são indicativos, pois apesar dos esforços da transportadora para se adaptar às suas necessidades, a transportadora nem sempre é capaz de se ajustar aos horários solicitados pelo cliente. Dependerá de vários factores como o trânsito, a carga de trabalho ou a rota a seguir.

Calcular a data de entrega da encomenda.

Ao comparar as tarifas e serviços no motor de busca da Sendiroo verá como existem diferentes opções diferenciadas por prazos de entrega.

Os períodos de trânsito aparecem ao lado de cada serviço. (24 horas, 2-3 dias, etc). Estes períodos são indicativos, baseados nas estimativas dos estafetas.

Através da Sendiroo pode escolher a data de recolha no calendário, sempre de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Como verá quando realizar a simulação, eles aparecem no sábado e domingo e feriados num tom mais claro, enquanto em azul escuro estão os dias úteis que pode selecionar para a recolha.

Fecha de recogida de los paquetes

Para saber a data de entrega da encomenda no destino só tem de começar a contar a partir do dia útil seguinte até à recolha.

No caso de uma entrega de 24 horas com recolha à sexta-feira, a entrega terá lugar na segunda-feira seguinte. Por favor, note que estes prazos podem ser afetados por feriados no destino, origem ou em trânsito.

Tem diferentes opções, incluindo envios urgentes (24 horas) ou normais (entre 2 e 6 dias, dependendo do destino). Esta última opção também garante melhores preços de envio. Uma vez recolhida a encomenda ou levada para a delegação da transportadora em questão, se a transportadora não efectuar a entrega no prazo especificado, não haverá possibilidade de exigir qualquer indemnização.

O não cumprimento do prazo de entrega não é considerado como sendo causado por dados errôneos fornecidos pelo anunciante/vendedor e pelo usuário/comprador do seu endereço, povoação do remetente e destinatário, mudanças de endereço, ausências do destinatário, não pagamento de taxas de alfândega, entregas atrasadas na segunda tentativa devido à ausência do destinatário na primeira ocasião, força maior ou qualquer outra circunstância não imputável á Sendiroo.

Há recolhas e entregas aos fins-de-semana?

O serviço prestado pela Sendiroo com as diferentes empresas de transporte não inclui a opção de recolher ou entregar a mercadoria aos sábados, domingos e feriados. Apenas os dias úteis serão tidos em conta na determinação do prazo de entrega.

Se decidir enviar uma encomenda urgente em 24 horas, com a recolha na sexta-feira, a mercadoria não chegará ao destino até segunda-feira.

O que faço se ninguém vier recolher a encomenda?

Os tempos de recolha são sempre indicativos, com excepção de alguns serviços específicos oferecidos por determinadas transportadoras. Quando o estafeta não tiver recolhido a encomenda na data predefinida, deve contactar a Sendiroo para saber as razões do incidente e resolver o assunto o mais rapidamente possível.

A partir dos nossos escritórios, cuidaremos de agendar uma nova recolha.

Quando é que o estafeta pode negar a recolha da mercadoria?

O cliente que contrata um envio através da Sendiroo deve cumprir uma série de obrigações. Existem certas situações em que a transportadora pode recusar a recolha das encomendas:

  • A embalagem da mercadoria não está correta. Para evitar isso, propomos-lhe que verifique estes dicas de embalar.
  • Quando não tem a factura da alfândega.
  • Faltam etiquetas e o serviço contratado pelo cliente requer uma impressora para emiti-las, ou quando a etiquetagem é confusa e pode levar a erro.
  • As medidas da encomenda não correspondem ao que foi contratado e têm maior peso e volume.
  • O serviço foi contratado com outra transportadora. É bastante comum que a partir da nossa plataforma contratamos envios com duas agências diferentes, como a GLS e a UPS. Se em primeiro lugar passar pela nossa casa para levantar a mercadoria, o estafeta GLS só poderá dar-lhe a encomenda da sua empresa e não as duas. São empresas diferentes, embora as contrate com a Sendiroo.
  • Quando se trata de artigos proibidos.

Siga com atenção todas as recomendações que pode encontrar na web e leia as condições e termos para que os seus envios sejam um sucesso com este comparador.

O que fazer se lhe chega a encomenda danificada? Sendiroo.pt

Quando a encomenda chega à sua empresa ou morada em mau estado, deve assinar a entrega e registar na nota de entrega que a recebeu com algum tipo de dano. Se não o fizer nesta etapa, mais tarde a empresa de transporte não aceitará reclamações.

Assim que tenha a encomenda nas suas mãos, fotografe a mercadoria danificada. É igualmente necessário apresentar provas gráficas que apoiem a embalagem adequada e a utilização de material de protecção. Para que a reclamação seja mais rápida, anexe uma imagem com a etiqueta da empresa transportadora.

A encomenda que chega danificada não deve manipulá-la, já que a transportadora contratada se encarregará de peritá-la e valorizar a indemnização caso o cliente esteja certo.

O que fazer se a encomenda não chegar ao seu destino?

A qualquer momento, saberá o estado do envio. A Sendiroo fornece-lhe um número de seguimento para que tenha conhecimento do estado da encomenda desde o momento em que deixa o país de origem até chegar ao seu destino.

Existe um prazo de entrega estabelecido, que varia em função do tipo de serviço que contratou. Se optar por um serviço de 48 horas, o envio deve ser entregue no prazo máximo de dois dias úteis a partir do momento em que a mercadoria é recolhida. Por exemplo, uma encomenda recolhida pela transportadora na quinta-feira teria de chegar ao destinatário na segunda-feira.

Em certas situações, pode haver um atraso na entrega, como quando fornecemos um endereço errado ou um peso inferior à realidade, em que a transportadora reterá a mercadoria até que efetue o pagamento da diferença.

Não hesite em contactar o departamento de apoio ao cliente da Sendiroo nos seguintes casos:

  • O prazo de entrega estabelecido foi superado.
  • Há dúvidas quanto ao seguimento a dar ao processo.
  • O seguimento não aparece na sua área pessoal.

Lembre-se que, embora possa escolher uma hora de recolha, os tempos são aproximados.

Na Sendiroo teremos o maior prazer em ajudá-lo com qualquer dúvida que possa ter e também o ajudaremos no processo de contratação do envio.

As minhas encomendas são recolhidas e entregues em casa?

A maioria das empresas oferece um serviço porta-a-porta, embora algumas permitam a entrega ou recolha nos escritórios.

Em qualquer caso, nem sempre será deixado em sua casa, pois é necessário cumprir uma série de condições. Entre elas, que o peso total do envio não exceda os 40 quilos e/ou o diâmetro das dimensões seja inferior a 3,3 metros. O endereço indicado no envio também deve ter um elevador se se trata de um prédio e vive num piso alto. Se este não for o caso, a transportadora deixará a encomenda na parte inferior.

Quando estas medidas e o peso são excedidos, o serviço deve ser assumido por um estafeta de paletes. Tais bens não poderiam ser manuseados por um único estafeta.

As mercadorias também serão levantadas ou entregues num ponto baixo ou local de planta baixa, quando uma das três seguintes se verifique: a altura, comprimento ou largura exceda 1,20 metros.

Para calcular o diâmetro seria necessário adicionar duas vezes a medida pequena, mais duas vezes a medida intermédia e uma vez a medida grande.

O transporte será mais económico se escolher a opção de entrega e/ou recolha no escritório/delegação da transportadora. Esta opção é a mais utilizada por aquelas pessoas que não desejam estar em casa até a chegada da transportadora.

Quem se encarrega da recolha e entrega dos envios?

A recolha e entrega das encomendas será da responsabilidade da empresa transportadora seleccionada pelo cliente. A Sendiroo não manipula a mercadoria nem tem a capacidade de selecionar a agência.

Até que horas posso pedir uma recolha durante o dia?

O limite de tempo para contratar as recolhas no mesmo dia é 13:00. A partir daí, os seus envios serão processados para o dia útil seguinte.

Note que as encomendas durante o dia não são garantidas em todos os municípios, uma vez que também serão influenciadas pela distância entre estes e os serviços de encomendas.

Se quiser confirmar a saída do envio no mesmo dia, é aconselhável depositá-lo numa delegação da transportadora com o código que será fornecido ao contratá-lo.

Será melhor solicitar a recolha com um dia de antecedência. Os envios solicitados para o mesmo dia não poderão ser garantidas, excepto nas capitais das províncias e quando o envio for solicitada antes das 13 horas.

O que são os envios terrestres?

A maioria das empresas transportadoras oferece serviços terrestres para entregas especiais e carga exclusiva. Tais envios são geralmente mais baratos do que os envios aéreos.

As agências não prestam apenas serviços nacionais de transporte terrestre, uma vez que muitas delas também o fazem a nível internacional.

Este tipo de transporte garante que os envios chegam ao seu destino dentro do prazo estipulado e a preços económicos, mantendo a qualidade.

No momento de contratar os envios terrestres é necessário conhecer as condições que a agência de transportes nos oferece, uma vez que a maioria conta normalmente com serviços porta a porta, embora também exista a possibilidade de entrega e recolha em escritório.

Quando é que começa a decorrer o prazo de entrega?

Começa a contar a partir do momento em que a empresa de transportes torna a recolha efectiva. Somente os dias úteis são considerados.

Podem fazer-se envios para apartados?

A maioria das transportadoras não permite o envio de mercadorias para apartados, embora exista alguma exceção. Lembre-se também, que as encomendas não podem ser enviados para caixas de correio privadas.