Perguntas frequentes

Indemnizações

Que cobertura têm os envios? Poderei ampliar esta cobertura?

As encomendas enviadas através da Sendiroo são cobertas com uma indemnização de acordo com a lei em vigor em caso de perda ou dano.

Tudo o que tem de fazer é fornecer a documentação exigida pelas transportadoras e companhias de seguros para que a reclamação possa ser processada. É necessário que o faça dentro dos prazos estipulados por cada empresa, caso contrário o pagamento da indemnização não seria contemplado.

A indemnização será de acordo com a lei em vigor paga quando a empresa de transporte escolhida pelo cliente aceitar o pedido de processamento e também aprovar o pagamento do mesmo.

Na terceira etapa do processo de contratação do seu envio, tem a possibilidade de aumentar a indemnização. Para isso, o usuário terá uma caixa onde deverá inserir o valor das mercadorias e saberá automaticamente a quanto ascende a cobertura adicional. 

Aumentar la cobertura de los envíos


O aumento da indemnização implica um custo adicional, que varia em função da empresa de transporte e seria sempre suportado de acordo com a lei em vigor concedida por este elemento de comparação. 

Antes de contratar o aumento da indemnização:

-Ao contratar o aumento da indemnização, é necessário fornecer a factura da compra da mercadoria ao fornecedor, sem a transacção de venda ao destinatário ou a declaração do valor de compra a indemnização não é válida.

-As mercadorias devem ser conservadas como fornecidas para executar a avaliação relevante.

-Se não facilitar a recolha e a posterior avaliação da encomenda, estará a rejeitar o aumento da indemnização, razão pela qual o procedimento de reclamação será imediatamente rejeitado. Além disso, quando a resolução é negativa, o cliente teria de assumir os custos de recolha e devolução do envio ao perito.

Reclamação de uma indemnização gratuita de até 50 euros.

A taxa de incidência dos envios da Sendiroo é muito baixa em comparação com outros comparadores no setor.

Para reclamar a indemnização deve enviar um e-mail para info@sendiroo.pt indicando a referência do seu envio, descrever a mercadoria que está danificada ou em falta, bem como o valor da mesma. Para isto tem um período de 24/48 horas a partir da entrega do seu envio. Se o dano for visível, é necessário deixar um registo na nota de entrega, e se não for visível, indicar na nota de entrega "pendente de verificação de danos ocultos".

Para que o departamento de seguros da transportadora aprove esta indemnização, terá em consideração uma série de aspectos como a embalagem da mercadoria e uma série de documentos e imagens. Não se esqueça de que, para apresentar a reclamação, deve ser fornecida uma série de documentos e fotografias, entre os quais, por exemplo:

  • Documentos comprovativos da recolha e entrega pelo estafeta.
  • Imagens da embalagem, tanto da embalagem exterior como da protecção incluída no interior.
  • É necessário fornecer a fatura de compra do artigo enviado para que o valor possa ser registrado.
  • Estas são algumas das exigências das transportadoras e das suas seguradoras para que comecem a processar a indemnização. Portanto, deve fornecer-nos todas estas informações para que possamos transferi-las para as empresas transportadoras.

Qual é o prazo para cobrar a indemnização uma vez aprovada?

Uma vez que o departamento de indemnizações aceite o seu pedido, o tempo máximo para receber a indemnização é de 90 dias.

Este é um processo um pouco complexo, no qual a Sendiroo tem que processar esta indemnização com a companhia de seguros e a transportadora, portanto, leva um pouco mais de tempo do que o normal. As diferentes partes devem analisar a documentação, as imagens fornecidas da reclamação e verificar se tudo está dentro dos limites normais para iniciar o processo.

O montante pelo qual são regidas as indemnizações das transportadoras, é o custo do produto sem IVA, em caso algum o da venda ao destinatário.

Em muitas ocasiões estes prazos de resolução podem supor uma contrariedade para o cliente, mas na Sendiroo trabalhamos para encurtá-los.

Quanto tempo é que disponho de reclamar uma perda?

As companhias de seguros das agências e as próprias transportadoras têm certos prazos para apresentar pedidos de indemnização por danos ou perda de encomendas.

Envie um e-mail para info@sendiroo.pt indicando a referência do seu envio, qual a mercadoria danificada ou em falta, bem como o valor da mesma. Dispõe 24/48 horas a partir da entrega do seu envio. Se os danos forem visíveis, devem ser registados na nota de entrega e, se não forem visíveis, indicar na nota de entrega "pendente da revisão dos danos ocultos".

Os horários para nos informar sobre o que aconteceu com o seu envio e fornecer documentação para o processo de reclamação junto às agências transportadoras são:

  • 48h: GLS.
  • 7 dias naturais: 
  • 14 dias naturais: UPS.

A resolução média das agências, uma vez que a documentação completa é enviada, é de 2 a 12 meses.

O único que pode solicitar a reclamação é a parte contratante do envio e sempre dentro dos prazos estabelecidos. Se outra pessoa o fizer, o pedido será rejeitado.

Se reclama, quem decide se as mercadorias estão bem embaladas?

Cada uma das empresas de transporte tem um Departamento de Gestão de Sinistros que é responsável pela sua determinação. A decisão é única e exclusiva das transportadoras.

Gestão de indemnizações

Para a indemnização de um crédito, as empresas transportadoras baseiam-se na factura para a compra das mercadorias sem IVA incluído.

Para este efeito, é necessário fornecer a fatura de compra dos bens ao seu fornecedor ou declaração juramentada de valor se forem fabricantes ou produtores do artigo, além da fatura de vendas ao destinatário e / ou pagamento do destinatário para o remetente, no caso de uma transação entre indivíduos. Desta forma, verifica-se que houve uma compra-venda entre as duas partes.

Os custos de portes são reembolsáveis apenas quando perdidos ou roubados.

Fazem uma peritagem ás mercadorias em caso de um sinistro?

Há algumas empresas transportadoras que não o exigem, embora seja mais lógico que o tenham feito. Em qualquer caso, no e-mail de abertura do acidente que receberá, será informado das diferentes transportadoras que solicitam uma avaliação pericial da mercadoria danificada.

Será solicitado o retirar das mercadorias por um especialista, independentemente da transportadora escolhida.

As mercadorias e embalagens devem permanecer no destino 6 meses após a entrega, para possível perícia, ou remoção das mercadorias em caso de indemnização.

Quanto tempo leva para resolver uma reclamação?

Uma vez fornecida toda a documentação necessária, o período de resolução é de 2 a 12 meses.

No caso de não ter apresentado toda a documentação ou de a empresa de transporte reclamar algum papel, o período de resolução começará a contar a partir do momento em que o receberem.


Uma vez aceite o pedido de indemnização, quanto tempo demorará a receber a indemnização?

O tempo máximo para receber a indemnização é de 90 dias após a aprovação do departamento de indemnização.

Na Sendiroo, tratamos do processamento da indemnização com as empresas de transportes e com as companhias de seguros, razão pela qual o processo de resolução é frequentemente prolongado. Estas duas partes devem rever as provas gráficas e os documentos fornecidos pelo cliente para iniciar o processo.

O montante pelo qual são regidas as indemnizações das transportadoras é o custo do produto sem IVA, pelo que o montante da venda ao destinatário não será aceite.

Os prazos de resolução podem ser um incómodo para o cliente, mas na Sendiroo fazemos tudo o possível para reduzir esta espera.

Tentamos oferecer o melhor serviço aos nossos clientes, por isso preocupamo-nos em reduzir os tempos de resolução.

Quem será responsável pelo envio da mercadoria de reposição?

Os clientes serão responsáveis pelo custo da substituição da mercadoria. Entre outras coisas porque o preço pago nos envios é muito apertado para oferecer as tarifas mais económicas possíveis.

A devolução será cobrada se o envio for devolvido à origem?

As devoluções devem ser geralmente suportadas pelo utilizador.

No entanto, há uma série de circunstâncias, tais como quando a transportadora assume o dano aos bens, como a sua própria culpa, a taxa para o retorno será suportada pelo cliente.