Perguntas frequentes

Produtos proibidos e sem indemnização

Que artigos estão isentos de indemnização? Sendiroo.pt

Há um pequeno grupo de artigos que estão isentos de indemnização/reclamação. Isto não impede que os possa enviar normalmente.

No entanto, não poderão beneficiar da indemnização gratuita de 50 euros fornecida pela Sendiroo nem da extensão da cobertura. O cliente também não tem a opção de reclamar perda ou dano à mercadoria.

  • Objectos que contenham ou sejam inteiramente constituídos por vidro, espelhos ou derivados.
  • Artigos que contenham ou sejam inteiramente de porcelana, cerâmica ou derivados.
  • Móveis e sofás.
  • Mudanças e similares.
  • Mobiliário.
  • Peças de substituição para automóveis, motocicletas ou qualquer outro veículo motorizado terrestre, aéreo ou marítimo. Por exemplo: portas, pneus, carroçarias e vidros.
  • Todos os dispositivos electrónicos ou informáticos que não são enviados na sua embalagem original. Por exemplo: televisores, aparelhos de aquecimento/arrefecimento, computadores ou electrodomésticos.
  • Plantas e sementes.
  • Mercadorias não embaladas ou mal embaladas.
  • Motores que não estão vazios.
  • Televisões com mais de 32 polegadas.
  • Móveis que tenham mais de 40 quilos de peso real ou volumétrico, o maior dos dois. Só serão cobertas se forem correctamente embaladas numa estrutura de madeira completamente fechada e colocadas numa palete. Se esta proteção não for fornecida, o cliente será o único responsável.
  • Bagagem, mobiliário, mudanças e similares.
  • Minerais e rochas (quartzo, mármore, argila, granito, ardósia, etc).
  • Antiguidades: objetos fabricados com data igual ou superior a 50 anos. Artigos tecnológicos com data igual ou superior a 20 anos.

Antes de contratar os serviços da Sendiroo para fazer os seus envios deverá verificar a lista de artígos proibidos e não têm cobertura de proteção em caso de danos, roubo ou perda.

O que acontece se envia um artigo proibido? Sendiroo.pt

Tanto a Sendiroo como as empresas transportadoras têm uma lista de artigos proibidos. São geralmente produtos que têm circulação restrita de acordo com as leis nacionais e internacionais por razões de proteção, segurança, saúde pública ou utilidade geral.

O cliente é responsável pelo cumprimento dos requisitos que aparecem nas condições de envio, especialmente porque a Sendiroo não manuseia mercadorias em nenhum momento durante o envio. As agências de transporte ou estafetas têm autoridade para reter ou destruir a encomenda quando a considerarem ilegal ou perigosa.

Em consequência, a Sendiroo ficará isenta de qualquer responsabilidade em caso de incidente e os custos envolvidos neste incidente seriam a cargo do contratante do envio.

A Sendiroo não será responsável por quaisquer custos incorridos como resultado da retenção ou destruição dos bens, nem por quaisquer atrasos ou incidentes decorrentes desta situação.

Antes de enviar, verifique as condições gerais da agência contratada, bem como os artigos proibidos e restritos pelo comparador e as transportadoras.

Quais são os produtos proibidos pelas transportadoras?

Há uma série de artigos que estão proibidos de serem enviados pelas agências de transporte. Esta restrição é-lhe imposta por razões de segurança, protecção e saúde pública.

Durante todo o processo de trânsito, a Sendiroo não manuseia a mercadoria, mas se detectar que o conteúdo enviado está entre os produtos restringidos e proibidos pelas transportadoras, o serviço será cancelado e o cliente será responsável pelo custo da devolução.

Para evitar surpresas inesperadas, para além da revisão da lista de produtos proibidos e de artigos isentos de indemnização e reclamação, seria igualmente necessário que informasse sobre as condições gerais de cada agência.

No caso concreto da Zeleris, não se permitem o envio de rodas, pneus e outros componentes de veículos.

Artigos proibidos

  • Animais vivos ou mortos
  • Aerossóis
  • Armas, espingardas de ar comprimido, réplicas de armas, munições.
  • Alimentos perecíveis
  • Artigos proibidos pela Organização Internacional da Aviação Civil 
  • Artigos roubados ou comprados ilegalmente
  • Bilhetes de lotaria
  • Qualquer tipo de bateria
  • Dinheiro / Notas / Moedas / Cheques / Divisas / Moedas falsas
  • Mobiliário
  • Mudanças e afins
  • Bagagem que não está devidamente embalada numa caixa ou amarrada para proteger as alças e rodas das malas
  • Explosivos, petardos, foguetes.
  • Extintores
  • Joalharia, metais preciosos, notas de banco, obrigações ao portador, ouro, prata e objetos de valor
  • Obras de arte, obras culturais de grande interesse para o património nacional
  • Cadáveres e restos humanos
  • Estupefacientes e substâncias psicotrópicas, qualquer tipo de droga
  • Materiais explosivos (incluindo munições inertes ou vazias), inflamáveis (álcool, perfume), radioativos ou corrosivos. (Em geral, mercadoria de regularização ADR)
  • Objectos que, pela sua natureza ou embalagem, possam implicar um risco para o estafeta,ou para as outras encomendas transportadas.
  • Produtos falsificados.
  • Medicamentos, incluindo medicamentos sujeitos a receita médica
  • Mercadorias perigosas e produtos ilegais no comércio
  • Móveis
  • Amostras biológicas
  • Pneus ou jantes de pneus através da agência de transporte Zeleris e CBM
  • Material obsceno ou imoral
  • Passaportes, cartões do cidadão, cartas de condução e licenças
  • Pornografia
  • Peças suplentes ou componentes de qualquer tipo de maquinaria industrial
  • Selos de coleção
  • Substâncias tóxicas e inflamáveis
  • Tabaco

Quando o cliente decide enviar algo proibido, fá-lo-á sob a sua própria responsabilidade, sem possibilidade de reclamação e indemnização em caso de rotura ou perda.